segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Persona

Cansei-me de ser Julieta, Emília, Desdêmona. Cansei-me de ser Jocasta, Catarina, Bianca. Cansei-me de ser Madalena. Cansei-me de ser Fedra.
Tentaram me adaptar e me fazer muito Capitu: não quero! Nem Sancha, nem Marcela, nem Virgília! Nem mesmo Helena.
Cansei-me! Também não me venham com Luísa, nem Emma Bovary.
Não estou para nada, nem trágica, nem dramática, não romântica, nem realista.
Desta vez quero ser quem desconheço, quem nunca ouvi, nem vi, não conheço, nem nunca conheci. Desta vez quero ser anônima, quero ser a personagem que eu mesma hei de inventar e tornar real. Desta vez, nada de máscaras. Desta vez, e para sempre, talvez, quero ser muito mais complicada e, paradoxalmente, simples, do que todas essas mencionadas. Desta vez quero ser a mais famosa e anônima de todas as personagens que já vivi, e hei de viver. Desta vez quero ser, apenas, eu mesma: me descobrindo, me estudando, me atuando. Simplesmente eu.

2 comentários:

  1. Às vezes, a única coisa que desejamos é ser nós mesmos, sem máscaras, sem personagens, como você disse no seu post. Seus textos são muito legais.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii xará!! muito legal o seu blog!! de vez em quando eu venho aqui fazer uma visitinha!

    beijoo, Taísa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, para que o blog seja aprimorado. Conto com sua colaboração!